Há dois tipos de hidratação da nossa cútis. Vamos entendê-los.
Existem dois tipos de mecanismos de hidratação da pele humana: a hidratação passiva e a hidratação ativa.
A hidratação passiva ocorre quando nós usamos um produto hidratante à base de óleos ou manteigas na nossa pele. Estes produtos fazem um filme oclusivo, “segurando” e impedindo que a água saia da pele em excesso, mantendo-na hidratada. Eles diminuem a perda de água pela transpiração e a eliminação do excesso de sebo.
Esse mecanismo de hidratação não é indicado para peles oleosas ou com acne, ou em situações de grande sudorese (regiões muito quentes ou no verão) e em climas de alta umidade no ar, pois os óleos e as manteigas do hidratante, ao criarem o filme oclusivo e diminuírem a absorção da água na pele, trazem uma sensação de “abafado” e “melecado”. Mas esse problema é amenizado se a formulação não os trouxer em excesso e se esses óleos e manteigas forem vegetais e, entre estes, forem escolhidos os de textura fina.
Os óleos e manteigas vegetais permitem a respiração cutânea e causam menos reações citotóxicas e alérgicas. Não são oclusivos como os óleos derivados do petróleo (como o óleo mineral, a parafina e a vaselina), além de serem biodegradáveis e não poluírem ou agredirem o meio ambiente. Os de textura fina são de rápida absorção e, portanto, indicados para as peles oleosas.
A hidratação ativa ocorre quando usamos substâncias na fórmula que agem como uma “esponja”, atraindo e retendo a água na pele, diminuindo a perda de água pela transpiração.
São os casos da uréia e da glicerina, entre outros, que promovem a hidratação ativa.
Essa hidratação pode ser usada por qualquer tipo de pele, pois não fazem oclusão e não aumentam a quantidade de sebo na pele. Porém, peles extremamente secas não conseguem se manter hidratadas usando apenas a hidratação ativa.
Um bom hidratante, acreditem, é aquele que promove os dois tipos de hidratação. Ou seja, é aquele produto que tem em sua formulação a uréia ou glicerina e também um óleo ou manteiga. Assim nós temos um cosmético que estará fazendo simultaneamente uma hidratação ativa e a hidratação passiva.
Os cremes hidratantes da “Fragrâncias de Bem-Estar” usam os dois tipos de hidratação.
Ah! Mesmo que se use um produto que promova a hidratação ativa, é preciso ingerir água. Não se esqueçam disso!