Vocês sabiam que a pele é o maior órgão do nosso corpo?
Pois é, é verdade!
As funções da pele são proteger o corpo humano contra a entrada de microorganismos (bactérias, fungos e vírus) e também reter a água, controlando a quantidade dela que é perdida durante a transpiração e, assim, fazendo a manutenção da hidratação.
A pele é diferente nos diversos locais do nosso corpo. A pele mais fina e sensível é a da área dos olhos, enquanto que as peles da palma das mãos e da sola dos pés são as mais grossas.
Os tipos de microorganismos, que ficam sobre a nossa cútis, mudam de acordo com a sua localização e isso acontece por diversos motivos, mas, principalmente, pela diferença de ph entre as diferentes regiões da pele.
A pele tem necessidades especiais, não apenas em função das características de cada tipo de pele. Também por conta da presença de doenças dermatológicas, bem como da idade do indivíduo, do clima em que ele vive, da sua exposição à poluição e se há o hábito de fumar, entre outros. E cada pele tem produtos cosméticos indicados para ela.
Isso pode não ser novidade, mas muitos de vocês têm o conceito errado de que toda pele oleosa é hidratada. Isso não é uma regra.
Uma pele oleosa pode estar hidratada, mas nem sempre, e a hidratação deste tipo de pele não deve ser feita com produtos que aumentem ainda mais a quantidade de sebo. A hidratação deve ser feita com uma classe de hidratantes que promovem a hidratação ativa (como nós veremos em Como acontece o Processo de Hidratação da Pele Humana).
Voltando ao estudo da pele, a pele humana é composta por várias camadas.
A camada mais externa chama-se epiderme. O tempo de renovação celular dessa camada depende de alguns fatores como a exposição aos raios ultravioleta, a poluição, a falta de sono e a nutrição. Também se torna mais lento à medida que envelhecemos.
Abaixo da epiderme está a derme. É nesta parte da pele que se encontram as fibras elásticas colágeno e elastina. Essas fibras são responsáveis pelo turgor e pela vitalidade tão característicos de uma pele jovem e saudável.
Há ainda nessa camada intermediária o ácido hialurônico, que retem muita água, funcionando como uma esponja.
A última, e mais interna, camada da nossa pele é a hipoderme.
Na hipoderme se concentra a maior quantidade de gordura da pele, que funciona como um isolante térmico, segurando o calor, e como protetor físico absorvendo o impacto quando ocorre um trauma.
O local de ação dos cosméticos é principalmente na camada mais externa da pele, cuja integridade dela e sua permeabilidade definem o grau da função de barreira da pele. As doenças (as dermatites), que acarretam descamações e fissuras, o grau de
hidratação e o envelhecimento natural da pele afetam essa função.
A perda de água transepidérmica é um indicador importante de como está funcionando a barreira da pele. Com o envelhecimento cutâneo podem haver distúrbios associados à espessura e à textura da pele, às alterações em sua pigmentação e à perda de suas fibras elásticas, que levam ao surgimento das rugas, linhas de expressão e flacidez.
Por essas razões que o cuidado com a pele deve começar cedo. Afinal, a pele é o nosso maior órgão e merece toda a nossa atenção e respeito, não é mesmo?
(imagem: fonte pinterest)