Vocês sabem quais são e para que servem cada componente da formulação de um sabonete líquido?
Os “sabonetes líquidos” são produzidos a partir de uma base pronta, que é um produto próprio para a fabricação de sabonetes artesanais.
Essa base é testada dermatologicamente e é hipoalergênica. É livre de parabenos, não é derivada animal e é praticamente inodora. É biodegradável.
Ela proporciona a limpeza ideal, adicionando emoliência e hidratação à pele dado o alto teor de glicerina-bidestilada vegetal que entra em sua formulação. O que torna os sabonetes artesanais mais ricos e delicados do que os industrializados.
A glicerina-bidestilada vegetal é hidratante e um dos produtos mais umectantes para a pele, por suas propriedades de absorver água e manter a pele hidratada, lubrificada e protegida de ressecamento.
A glicerina reage com o tecido cutâneo e permite que tanto a água como os princípios-ativos do cosmético sejam bem absorvidos. E, através da formação de um filme, a glicerina também traz a sensação de maciez à pele.
Há também nessa base outros três componentes: o lauril sulfato de sódio (lauril), o cocoamidopropilbetaína (anfótero) e a dietanolamida de ácidos graxos de côco a 80 % (amida 80).
O lauril utilizado é um lauril mais suave do que o encontrado no mercado, com baixa irritabilidade.
O anfótero também é um produto de baixa irritabilidade e reforça a ação do lauril. Ambos são tensoativos ou surfactantes.
Os tensoativos ou surfactantes diminuem a tensão superficial entre as fases água e óleo, permitindo a mistura de ambos com a criação de um sistema chamado emulsão.
A emulsão torna a formulação do cosmético homogênea e estável . Promove a remoção dos excessos de sebo e dos resíduos de sujeiras na superfície da pele, por conseguir “envolvê-los” e retirá-los junto com a água.
O lauril e o anfótoro são, assim, dotados de uma ação de limpeza devido a essas funções emulsificante e desengordurante. Eles também possuem ação espumante, pois estabilizam a espuma e a tornam mais rica e cremosa,
O anfótero ainda é um espessante (aumenta a viscosidade do cosmético melhorando a sua textura e trazendo cremosidade).
A amida 80 é um líquido viscoso e transparente, derivado do côco.
Sua principal função é ser sobreengordurante (repõe parcialmente a gordura natural da pele, retirada pelos desengordurantes da formulação).
Na composição dos sabonetes líquidos temos ainda água mineral, extratos, essências e corantes.
A água mineral é industrializada e livre de bactérias.
Os extratos conferem as propriedades fitoterápicas dos cosméticos. As essências são os cheiros e os corantes trazem as cores aos produtos.
Extratos, essências e corantes serão tratados a seguir:
Extratos
Essências
Corantes
(imagem: fonte pinterest)